SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue68NARRATIVE COMUNITY AND PERFOMANCE: THE EDUCATION OF CHILDREN TO SORY TELLERSCONTRIBUTION OF STORYTELLING IN BRAZILIAN SIGN LANGUAGE (BSL) FOR DEATH PEOPLE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

REZERA, Danielle  and  LOPES, Walson. EDUCAÇÃO SOCIAL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO APORTE DIDÁTICOMETODOLÓGICO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.68, pp.168-180.  Epub Jan 13, 2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p168-180.

Discutimos neste artigo a contação de histórias como metodologia didática no processo formativo de crianças entre 6 e 12 anos de idade, que participaram de um programa de educação integral, sob a perspectiva da educação não formal e orientação formativa de educadores sociais. Nosso objetivo é discutir a relação construída, por meio de metodologias educativas de caráter crítico, que envolveram a oficina de teatro, realizada durante os períodos de 20152019. Em especial atenção, a título de compreensão do processo de construção do fazer da educação não formal e em sua interpretação crítica, discutimos uma das experiências formativas neste período. Com enfoque na metodológica qualitativa, levantamos aqui um relato de experiência, a partir do entendimento da importância da contação de histórias como ferramenta metodológica na superação das tensões sócio-históricas, assim como na construção da superação do senso comum, em sentido gramsciano, e práticas de sociabilidade mais cidadãs e críticas.

Keywords : educação social; contação de história; Gramsci.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )