SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número68LA EDUCACIÓN SOCIAL Y LA NARRACIÓN COMO APORTE DIDÁCTICO-METODOLÓGICO“¡VICTORIA, VICTORIA, SE ACABÓ LA HISTORIA!”: NARRATIVAS INFANTILES EN PODCASTS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

BRITO, Lidiane Rodrigues  y  RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo. CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LIBRAS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.68, pp.181-199.  Epub 13-Ene-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p181-199.

Este estudo discute as contribuições da contação de histórias em Libras para a educação de surdos no Ensino Fundamental. Para tanto, explora o potencial de desenvolvimento cognitivo, linguístico e cultural-identitário proporcionado pela contação de histórias, por meio do suporte da Linguística Aplicada e dos Estudos Surdos. Foram selecionados três vídeos de contadores disponíveis em canais do YouTube para análise, apresentando, ao fim, possibilidades didáticas para a sala de aula. Os resultados sugerem que ao imergirem em histórias contadas em língua de sinais, crianças surdas entram em contato com aspectos que permitem o desenvolvimento global, ainda que as intencionalidades por parte do professor contador das histórias não estejam postas.

Palabras clave : contação de histórias; libras; educação de surdos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )