SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número68EDUCAÇÃO SOCIAL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO APORTE DIDÁTICOMETODOLÓGICO“VITÓRIA, VITÓRIA, ACABOU A HISTÓRIA!”: NARRATIVAS INFANTIS EM PODCASTS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

BRITO, Lidiane Rodrigues  e  RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo. CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LIBRAS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.68, pp.181-199.  Epub 13-Jan-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p181-199.

Este estudo discute as contribuições da contação de histórias em Libras para a educação de surdos no Ensino Fundamental. Para tanto, explora o potencial de desenvolvimento cognitivo, linguístico e cultural-identitário proporcionado pela contação de histórias, por meio do suporte da Linguística Aplicada e dos Estudos Surdos. Foram selecionados três vídeos de contadores disponíveis em canais do YouTube para análise, apresentando, ao fim, possibilidades didáticas para a sala de aula. Os resultados sugerem que ao imergirem em histórias contadas em língua de sinais, crianças surdas entram em contato com aspectos que permitem o desenvolvimento global, ainda que as intencionalidades por parte do professor contador das histórias não estejam postas.

Palavras-chave : contação de histórias; libras; educação de surdos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )