SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número68CONTRIBUCIÓN DE LA NARRACIÓN DE HISTORIAS EN LENGUA DE SIGNOS BRASILEÑA (LIBRAS), PARA LA EDUCACIÓN DE SORDOSLITERATURA DIGITAL INFANTIL, EXPERIENCIAS SONORAS Y ESCUCHA DE CUENTOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

FERREIRA, Letícia Águida Bento  y  VENTURA, Lidnei. “VITÓRIA, VITÓRIA, ACABOU A HISTÓRIA!”: NARRATIVAS INFANTIS EM PODCASTS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.68, pp.200-214.  Epub 13-Ene-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p200-214.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a produção de podcast por um grupo de crianças pequenas de uma unidade pública de educação infantil. A pesquisa aproxima os campos da narrativa, numa visão benjaminiana de intercâmbio de experiências, tecnologias digitais de produção de podcast e educação infantil. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, de natureza narrativa, a partir da qual foram coletadas histórias de crianças para produção de podcasts que foram publicados em plataformas on-line. A coleta dos dados ocorreu por meio de observação participante, registro em diário de campo e em gravações de rodas de conversa e de contações em podcast. O material foi interpretado de acordo com a hermenêutica fragmentária de Walter Benjamin. Fundamentados nesse autor, os pesquisadores tomam a criança como sujeito produtor de narrativas de experiências comunicáveis. Os resultados iniciais indicam que a produção de podcasts por crianças da educação infantil ampliam o espaço narrativo e se tornam importantes meios de potencializar suas experiências.

Palabras clave : narrativas; podcast; educação infantil; pesquisa narrativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )