SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue68“VICTORY, VICTORY, THE STORY IS OVER!”: CHILDREN’S NARRATIVES IN PODCASTSAFRICAN AND AFRO-BRAZILIAN LITERATURE IN THE CONSTRUCTION OF CHILDREN’S IDENTITY IN PRESCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

KIRCHOF, Edgar Roberto  and  MORAES, Giselly Lima de. LITERATURA DIGITAL INFANTIL, EXPERIÊNCIAS SONORAS E AUDIÇÃO DE HISTÓRIAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.68, pp.215-230.  Epub Jan 13, 2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p215-230.

O presente artigo discute sobre as potencialidades da voz na literatura infantil digital quanto ao que ela acrescenta à experiência de audição de histórias por crianças e jovens. O artigo apresenta os resultados da análise do modo como a voz é utilizada, em sete narrativas digitais para crianças, como um recurso semiótico capaz de produzir efeitos de sentido tais como humor, afetividade, imersão, entre outros. O corpus de análise é composto de produções brasileiras e internacionais, e a fundamentação teórica que sustenta as reflexões se baseia nos estudos de Walter Ong, Frédéric Barbier e Roger Chartier sobre oralidade, cultura escrita e cultura digital; nos estudos de Gunther Kress sobre multimodalidade; e nos estudos de Paul Zumthor sobre a palavra poética. A análise revela que a literatura infantil digital recupera aspectos da tradição narrativa e também promove rupturas nessa tradição ao converter a voz em recurso semiótico que compõe a obra literária, a qual se torna multimodal e interativa.

Keywords : literatura infantil digital; oralidade; cultura digital.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )