SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue68AFRICAN AND AFRO-BRAZILIAN LITERATURE IN THE CONSTRUCTION OF CHILDREN’S IDENTITY IN PRESCHOOLFAMILIES OF PEOPLE WITH INTELLECTUAL DISABILITIES: CARING AND EDUCATING IN PARENTAL AND SOCIAL SUPPORT NETWORKS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

BACKES, Luciana; BRUGUIERE, Catherine; FELICETTI, Vera Lucia  and  GABRIEL, Naidi Carmen. RECONTEXTUALIZAR CIÊNCIAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: REDE E HIBRIDISMO NA EDUCAÇÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.68, pp.247-264.  Epub Jan 13, 2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p247-264.

O objetivo deste estudo foi refletir sobre os aspectos mobilizados na ação de recontextualizar as ciências por meio da contação de histórias para a educação. As reflexões emergem do projeto de pesquisa “Recontextualizar as Ciências e a Contação de Histórias para os processos de Ensino e de Aprendizagem da Educação Básica à Formação de Professores em Nível Internacional”, em três grupos de pesquisas da França e do Brasil. No contexto educativo, a pesquisa, de natureza qualitativa, explorou diferentes situações na configuração do espaço de convivência entre participantes, conhecimentos e tecnologias. A recontextualização das ciências, por intermédio da contação de histórias, ocorreu na constituição de rede de conhecimento para a formação de professores e na educação enquanto perspectiva híbrida para espaço, linguagem, modalidade e tecnologia.

Keywords : contexto da educação; conhecimento científico; literatura infantil; rede de conhecimento; tecnologia educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )