SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número68RECONTEXTUALIZAR CIÊNCIAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: REDE E HIBRIDISMO NA EDUCAÇÃOPROTAGONISMO E PROCESSOS FORMATIVOS: UM ESTUDO DE CASO DA ALFABETIZAÇÃO EM CUBA (1961) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

PORTELA, Cláudia Paranhos  e  COSTA, Lívia A. Fialho. FAMÍLIAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CUIDAR E EDUCAR NAS REDES PARENTAL E SOCIAL DE APOIO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.68, pp.266-276.  Epub 13-Jan-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p266-276.

O artigo é resultado de uma pesquisa, de natureza qualitativa, desenvolvida em Salvador, no ano de 2014, e cujo tema foi o percurso de cuidado e educação das pessoas com deficiência. Mais especificamente, perguntamos às famílias sobre a formação e atuação das redes de apoio parental e social no cuidado e educação da pessoa com deficiência intelectual. Analisamos, assim, as estratégias de cuidado elaboradas e experienciadas pelas famílias diante da necessidade de cuidar, educar e socializar filhos(as) com deficiência intelectual. A pesquisa foi baseada em entrevistas semiestruturadas com dezesseis famílias de pessoas com deficiência intelectual, adultas, moradoras de Salvador, Bahia. Os resultados obtidos na investigação revelaram uma realidade familiar em que as mães aparecem como as principais cuidadoras dos(as) filhos(as). Evidenciou-se também que o apoio fornecido pelas redes parental e social se revelam como fatores determinantes no processo de cuidado, educação e socialização do(a) filho(a) com deficiência intelectual, tendo em vista que, quanto maior é o apoio recebido, mais qualidade de vida se garante às pessoas com deficiência e às suas famílias. A pesquisa aponta a necessidade de novos estudos comparativos que estabeleçam a relação entre a influência das redes de solidariedade familiar e social no desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual.

Palavras-chave : educação; deficiência intelectual; rede de apoio parental; redes de apoio sociais; solidariedade familiar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )