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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

MELO, José Joaquim Pereira; AMARAL, Roseli Gall do  e  COLOMBO, Dayane. PROTAGONISMO E PROCESSOS FORMATIVOS: UM ESTUDO DE CASO DA ALFABETIZAÇÃO EM CUBA (1961). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.68, pp.277-293.  Epub 13-Jan-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p277-293.

Pretende-se discutir, a partir de uma pesquisa bibliográfica com caráter qualitativo, a Campanha Nacional de Alfabetização em Cuba em 1961 e o material didático utilizado na formação do professor alfabetizador, em sua expressão didática, psicológica e militar, para uma formação autônoma. Destacando os princípios do “Currículo Oculto” expressos no Alfabeticemos: manual para el alfabetizador, que teve como objetivo proporcionar orientações à alfabetização e treinar jovens que se alistaram como professores voluntários, cujas idades eram de 12 a 16 anos, buscando estimular o protagonismo educacional e político. Após esse treinamento, o índice de analfabetismo em Cuba caiu de 23,6% para 3,9%, o que configurou a ilha como o primeiro território, declarado pela UNESCO, como livre de analfabetismo da América Latina. Os “jovens maestros” se configuraram como protagonistas de um novo processo formativo que fez da educação cubana referência mundial.

Palavras-chave : alfabetização; história da educação; Cuba; formação docente.

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