SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue69TEACHERS’ CONCEPTIONS ABOUT BULLYING AND WAYS OF CONFRONTATION IN THE CONTEXT OF SCHOOLS FROM BAHIA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

FERBER, Horacio Martin. ALGUMAS DISCUSSÕES E REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE EDUCAÇÃO E PRECONCEITO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.69, pp.27-41.  Epub Aug 17, 2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p27-41.

O objetivo do artigo é fazer uma descrição contextual do sistema educacional na Argentina, indicando alguns dados que, fornecidos pelo Ministério da Educação, são interpretados pelo referencial da Teoria Crítica. Observa-se que a violência passa de um nível horizontal a um vertical, implicando uma dinâmica na internalização da autoridade que pode gerar conflitos institucionais quanto à gestão. Com base nesses conceitos, analisa-se o papel da instituição como uma hierarquia paralela que legitima o poder. Analisa-se o papel do observador, como aquele que goza ou que padece e, finalmente, discute-se o uso das palavras pré-conceito e prejuicio.

Keywords : Educação e Sociedade; Violência Escolar; Inclusão e Direitos Humanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )