SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número69CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE BULLIYNG E FORMAS DE ENFRENTAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

FERBER, Horacio Martin. ALGUMAS DISCUSSÕES E REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE EDUCAÇÃO E PRECONCEITO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.69, pp.27-41.  Epub 17-Ago-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p27-41.

O objetivo do artigo é fazer uma descrição contextual do sistema educacional na Argentina, indicando alguns dados que, fornecidos pelo Ministério da Educação, são interpretados pelo referencial da Teoria Crítica. Observa-se que a violência passa de um nível horizontal a um vertical, implicando uma dinâmica na internalização da autoridade que pode gerar conflitos institucionais quanto à gestão. Com base nesses conceitos, analisa-se o papel da instituição como uma hierarquia paralela que legitima o poder. Analisa-se o papel do observador, como aquele que goza ou que padece e, finalmente, discute-se o uso das palavras pré-conceito e prejuicio.

Palavras-chave : Educação e Sociedade; Violência Escolar; Inclusão e Direitos Humanos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )