SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número69ENTRE TANTAS VIOLÊNCIAS: POLÍTICAS, LUGARES E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DA ESCOLADIFERENÇAS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA SECUNDÁRIA EM RELAÇÃO A BULLYING E DISCRIMINAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

DADICO, Luciana. VIOLÊNCIA ESCOLAR DE GÊNERO: UMA ABORDAGEM TEóRICO-CRíTICA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.69, pp.78-89.  Epub 17-Ago-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p78-89.

Considerando que a violência de gênero participa das diferentes formas de violência escolar, o presente ensaio é dedicado a uma discussão sobre as especificidades da violência de gênero e sobre o modo como este tipo de violência participa das relações escolares. Em uma perspectiva teórico-crítica, a escola e as pessoas que dela participam exercem um papel importante na mediação entre a violência social e a violência escolar, impedindo, produzindo e/ou reproduzindo em seus espaços também a violência de gênero. Dialogando com estudos anteriores sobre o bullying e o preconceito enquanto formas conhecidas de violência escolar, analiso alguns dos aspectos psicossociais envolvidos na violência de gênero, tarefa que envolve uma necessária crítica das representações ideológicas de gênero e de suas imagens de controle. Espero, com estas reflexões, contribuir para uma melhor compreensão da violência escolar de gênero e seu campo de estudos.

Palavras-chave : Violência Escolar; Gênero; Bullying; Preconceito; Teoria Crítica da Sociedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )