SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue69SCHOOL-RELATED GENDER-BASED VIOLENCE: A CRITICAL THEORY APPROACH“UNSPOKEN RULE”: RELIGIOUS RACISM INSIDE SCHOOLS IN SALVADOR AND RECÔNCAVO BAIANO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

CANONGO, Anayanzin Antonio; VILLEGAS, Gabriela Ordaz  and  TOMASINI, Guadalupe Acle. DIFERENÇAS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA SECUNDÁRIA EM RELAÇÃO A BULLYING E DISCRIMINAÇÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.69, pp.90-105.  Epub Aug 17, 2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p90-105.

No México, são relatadas altas taxas de prevalência de bullying, comportamentos de assédio físico ou psicológico entre os alunos que podem impactar negativamente toda a comunidade escolar. Daí o interesse em analisar as semelhanças e diferenças na percepçao professores e alunos em relação aos diferentes elementos que caracterizam o bullying. Para isso, foi realizado um estudo misto. Participaram 100 alunos do ensino médio (Midade=13 anos), que responderam a vários questionários e foram entrevistados 6 professores (Midade= 51 anos). Os principais achados mostram que alunos e professores concordaram quanto às características dos assediadores e assediados, à forma de violência exercida e à intencionalidade. Contudo, diferiram quanto ao desequilíbrio de poder e à frequência de observação, experimentação e perpetração na presença de ações violentas. Identificar essas semelhanças e diferenças as percepçoes de professores e de alunos em relação às características do bullying permitirá o desenho e implementação de programas de intervenção para gerar ambientes escolares seguros e livres de violência para toda a comunidade escolar no nível médio.

Keywords : Bullying; hierarquia; ensino secundário; popular; superioridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )