SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número69DIFERENCIAS ENTRE ESTUDIANTES Y DOCENTES DE UNA ESCUELA SECUNDARIA RESPECTO AL BULLYING Y LA DISCRIMINACIÓNANÁLISIS DE INVESTIGACIONES SOBRE PRÁCTICAS CURRICULARES EN LA LUCHA CONTRA EL BULLYING Y EL CIBERBULLYING índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

ARRUDA, Jalusa Silva de; FIGUEIREDO, Otto Vinicius Agra  y  SANTOS, Edmar Ferreira. “REGRA TÁCITA”: RACISMO RELIGIOSO NO AMBIENTE ESCOLAR EM SALVADOR E NO RECÔNCAVO BAIANO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.69, pp.106-124.  Epub 17-Ago-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p106-124.

O artigo é desdobramento da pesquisa desenvolvida em Salvador e nove municípios do Recôncavo Baiano, que teve por objetivo identificar percepções e sentidos sobre racismo, sexismo e intolerância religiosa, especialmente aquela praticada contra crianças, adolescentes e jovens. Neste momento, objetiva-se analisar a percepção de atos e práticas identificados como intolerância religiosa no ambiente escolar, pois foi recorrente a menção à escola como lócus dessa forma de violência. Para tanto, considera-se racismo religioso como categoria analítica, uma vez que, no Brasil, discriminações e violências praticadas contra grupos religiosos são predominantemente dirigidas às religiões de matriz africana. Os dados indicam que a intolerância religiosa tende a ser associada ao bullying e perpetrada por atos que desvelam o racismo religioso institucionalizado na escola, bem como a ausência de projeto político pedagógico antirracista.

Palabras clave : Racismo religioso; Bullying; Escola; Educação antirracista.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )