SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue69“UNSPOKEN RULE”: RELIGIOUS RACISM INSIDE SCHOOLS IN SALVADOR AND RECÔNCAVO BAIANOVIOLENCE AGAINST STUDENTS WITH DISABILITIES IN A SITUATION OF INCLUSION IN THE PUBLIC SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

RUZGAR, Miriam Pinheiro Bitencurti  and  ZANDAVALLI, Carla Busato. ANÁLISE DE PESQUISAS SOBRE AS PRÁTICAS CURRICULARES NO COMBATE AO BULLYING E CYBERBULLYING. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.69, pp.125-146.  Epub Aug 17, 2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p125-146.

Este estudo objetivou analisar como a produção científica brasileira tem tratado o bullying e o cyberbullying na escola, levantando suas principais vertentes e tendências a partir de 2016 no ensino fundamental e identificar se essa produção discute a abordagem dos temas bullying e/ou cyberbullying nos currículos de referência (CR) dos estados brasileiros. Foram feitos levantamentos de teses e dissertações na BDTD e, após várias triagens dos textos, selecionados trinta e nove trabalhos que apresentaram a temática do bullying, dos quais apenas oito apontam o tratamento do bullying e/ou cyberbullying nos componentes curriculares do ensino fundamental no Brasil e com resultados positivos o que ratifica a importância de se trabalhar sobre o tema nos currículos. Em nenhum deles, porém, tratou-se sobre os CR dos estados brasileiros a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Keywords : currículo; bullying; cyberbullying.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )