SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue69ANALYSIS OF RESEARCH ON CURRICULAR PRACTICES IN FIGHTING BULLYING AND CYBERBULLYINGINCLUSION AND SCHOOL VIOLENCE: CONTRIBUTIONS FROM AN EMPIRICAL STUDY IN RIO DE JANEIRO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

MIRANDA, Lívia de Lima  and  COSTA, Valdelúcia Alves da. VIOLÊNCIA CONTRA ESTUDANTES COM DEFICÊNCIA EM SITUAÇÃO DE INCLUSÃO NA ESCOLA PÚBLICA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.69, pp.147-166.  Epub Aug 17, 2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p147-166.

Este artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado em educação visando à identificação das causas que contribuem para a violência, manifestada pelo preconceito contra estudantes com deficiência em situação de inclusão na escola pública. O referencial teórico-metodológico adotado foi a Teoria Crítica da Sociedade e a Pesquisa Social Empírica. O lócus investigado foi o cotidiano de uma escola pública de Petrópolis/RJ; como instrumento de coleta de dados, utilizaram-se a entrevista semiestruturada e participação remota de quatro professoras do ensino fundamental devido à pandemia do coronavírus. Os resultados obtidos evidenciaram que mesmo com os limites impostos pela pandemia e a exigência do ensino remoto, a escola pública e as professoras demonstraram capacidade de resistir e enfrentar a violência ao considerarem a educação e a inclusão escolar fundamentadas nos direitos humanos. Nesse cenário, a formação docente, discente e a experiência com as diferenças de aprendizagem e seu acolhimento assumem prioridade, vislumbrando-se a emancipação e o desenvolvimento da sensibilidade, pilares para que professores e estudantes se tornem livres pensantes.

Keywords : Inclusão Educacional; Preconceito; Direitos Humanos e Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )