SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue69DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES: GEOGRAPHY TEACHING AND CONCEPTUAL APPROPRIATIONLEARNING ASSESSMENT IN ONLINE DISTANCE EDUCATION: THEORETICAL-METHODOLOGICAL PERSPECTIVES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

CONCEICAO, Sheilla Silva da  and  SCHNEIDER, Henrique Nou. APRENDIZAGENS COLABORATIVAS MEDIADAS PELO DISPOSITIVO PARA ENSINO HÍBRIDO SSC. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.69, pp.238-260.  Epub Oct 25, 2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p238-260.

Este artigo faz parte da pesquisa de tese realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Sergipe, tendo por objetivo geral compreender os processos de ensino-aprendizagem híbridos por meio do dispositivo SSC no ensino fundamental dos anos finais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa sob a égide da pesquisa-ação-intervenção por tornar possível a mediação e construção dos processos de aprendizagem. A Análise Textual Discursiva (ATD) baseou-se em Moraes e Galiazzi (2016), que culminou em categorias emergentes. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 39 alunos e 2 professores de duas escolas da rede pública municipal em Aracaju/SE e São Leopoldo/RS. As análises confirmaram a articulação do ensino híbrido com os processos de aprendizagem, o que favoreceu a construção do conhecimento colaborativo, ao passo que provocou rupturas na prática pedagógica dos professores. Assim, o dispositivo para ensino híbrido SSC contribui para os encaminhamentos dos processos de ensino-aprendizagem colaborativos e dialógicos.

Keywords : Dispositivo SSC; Ensino Híbrido; Processos de ensinoaprendizagem; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )