Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
CONCEICAO, Sheilla Silva da e SCHNEIDER, Henrique Nou. APRENDIZAGENS COLABORATIVAS MEDIADAS PELO DISPOSITIVO PARA ENSINO HÍBRIDO SSC. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.69, pp.238-260. Epub 25-Out-2023. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p238-260.
Este artigo faz parte da pesquisa de tese realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Sergipe, tendo por objetivo geral compreender os processos de ensino-aprendizagem híbridos por meio do dispositivo SSC no ensino fundamental dos anos finais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa sob a égide da pesquisa-ação-intervenção por tornar possível a mediação e construção dos processos de aprendizagem. A Análise Textual Discursiva (ATD) baseou-se em Moraes e Galiazzi (2016), que culminou em categorias emergentes. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 39 alunos e 2 professores de duas escolas da rede pública municipal em Aracaju/SE e São Leopoldo/RS. As análises confirmaram a articulação do ensino híbrido com os processos de aprendizagem, o que favoreceu a construção do conhecimento colaborativo, ao passo que provocou rupturas na prática pedagógica dos professores. Assim, o dispositivo para ensino híbrido SSC contribui para os encaminhamentos dos processos de ensino-aprendizagem colaborativos e dialógicos.
Palavras-chave : Dispositivo SSC; Ensino Híbrido; Processos de ensinoaprendizagem; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.