SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue69LEARNING ASSESSMENT IN ONLINE DISTANCE EDUCATION: THEORETICAL-METHODOLOGICAL PERSPECTIVESINTERVIEW WITH PEDRO DEMO: PERSPECTIVES, CONTRADICTIONS AND CRITICISM OF SCIENTIFIC LITERACY AS EDUCATIONAL DEVICE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

MACHADO, Aline Dubal; LUDOVICO, Francieli Motter  and  BARCELLOS, Patrícia da Silva Campelo Costa. LÍNGUA DE SINAIS E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.69, pp.277-290.  Epub Oct 25, 2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p277-290.

A Língua de Sinais (LS) constitui os sujeitos surdos (SS) com identidade e cultura específica. As LS fazem parte da sociedade e, além da comunidade surda, os ouvintes têm se interessado em aprendê-la. Acredita-se que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação são instrumentos mediadores que podem otimizar o ensino e o aprendizado de uma LS e promover a interação do surdo na sociedade. Uma das possibilidades é a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA); para tanto, esses precisam ser acessíveis e bilíngues para os SS. Assim, a presente investigação realizou um mapeamento sistemático da literatura, o qual teve como objetivo identificar ambientes virtuais de aprendizagem existentes voltados para o ensino e aprendizado de uma Língua de Sinais, a fim de verificar se esses apresentam as seguintes características: ser acessível e bilíngue; sobre Libras; ser destinado a SS, aprendizes ouvintes (AO) e tradutores e intérpretes de LS (TILS); tratar de variações linguísticas e buscar constituir comunidades de prática. Cinco ambientes foram encontrados, todos acessíveis e bilíngues, e os resultados colaboram com futuras pesquisas e implementações que venham fortalecer e promover o aprendizado e valorização dessa língua.

Keywords : Língua de Sinais; Libras; Tecnologia; Acessibilidade; AVA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )