SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número69LENGUA DE SEÑAS Y ENTORNOS VIRTUALES DE APRENDIZAJE: MAPEO SISTEMÁTICO DE LA LITERATURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

FERREIRA, Marcello; COSTA, Marcos Rogério Martins  y  DEMO, Pedro. ENTREVISTA COM PEDRO DEMO: PERSPECTIVAS, CONTRADIÇÕES E CRÍTICA DO LETRAMENTO CIENTÍFICO COMO DISPOSITIVO EDUCACIONAL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.69, pp.292-312.  Epub 25-Oct-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p292-312.

Pedro Demo é um dos mais importantes especialistas brasileiros nos campos da sociologia e da metodologia científica aplicada às Ciências Sociais. Fundamentamos e transcrevemos, aqui, a entrevista com ele realizada em julho de 2021, com o objetivo de desdobrar o fenômeno do letramento científico no Brasil, a partir de suas experiências e vivências. Sua carreira universitária ocorreu, principalmente, na Universidade de Brasília, na qual se aposentou como professor titular no Departamento Sociologia e no programa de pós-graduação em Direitos Humanos. Realizou pós-doutoramento na Universidade da Califórnia e foi secretário-geral adjunto do Ministério da Educação. Na entrevista, o prestigioso intelectual trata de diversos aspectos relacionados à carreira e às respectivas linhas de pesquisa, à educação e ao ensino e à promoção da ciência em contexto nacional e internacional, abordando padrões, controvérsias e inflexões críticas em diferentes dimensões do fazer científico como prática social e, portanto, meio de sua transformação. Ficaram repisadas as noções de qualidade política e qualidade formal da avaliação como indicador da práxis educacional.

Palabras clave : Pedro Demo; entrevista; letramento científico; ciências sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )