SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue70PERMANENT EDUCATION, INTERVENTIONS AND DEVELOPMENTS IN HIGHER EDUCATIONTHE MEANINGS OF FULL-TIME INTEGRAL EDUCATION FOR THE TEACHERS AND THE STUDENT’S FAMILY: A DISCUSSION ABOUT THE RIGHT TO EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. DIDÁTICA E EDUCAÇÃO INTEGRAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORAS/ES DE ESCOLAS PÚBLICAS NA PARAÍBA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.70, pp.49-61.  Epub Aug 29, 2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p49-61.

O objetivo do artigo é discutir, a partir de dados coletados junto a 162 docentes de escolas públicas de tempo integral no estado da Paraíba, desafios didáticos de construção de práticas de ensino na perspectiva da Educação Integral. O tratamento analítico dos dados pautou-se pela técnica de Análise Categorial de Conteúdo. Aponta-se que o discurso pedagógico inovador e de ruptura paradigmática associado à Educação Integral é atravessado por desafios e lacunas que distanciam os(as) professores(as) de um fazer pedagógico integral e integrador. Por isso, a Didática deve mobilizar formas alternativas de conceber e organizar o ensino inspiradas pela inventividade, colaboratividade e qualidade social da aprendizagem.

Keywords : Educação Integral; Didática; Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )