SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue70DIDACTIC AND INTEGRAL EDUCATION: PERSPECTIVES OF TEACHERS IN PUBLIC SCHOOLS IN PARAÍBA-BRAZILSCHOOL, LOCAL RELATIONS AND COMMUNITY BUILDING: TEACHING AND LEARNING ABOUT THE MUNICIPAL TERRITORY IN THE INITIAL YEARS OF SCHOOLING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

ZUCCHETTI, Dinora Tereza  and  SILVA, Jeane Felix da. SENTIDOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE DOCENTES E FAMILIARES: UMA DISCUSSÃO SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.70, pp.62-74.  Epub Aug 29, 2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p62-74.

O artigo discute, a partir do princípio da dialógica, sentidos da educação integral em duas escolas públicas localizadas na região metropolitana de Porto Alegre que trabalham com jornada escolar em tempo ampliado. O material empírico foi produzido a partir de questionários semiabertos aplicados junto a professores(as), responsáveis e familiares de estudantes das escolas, das quais uma realiza a expansão por meio de práticas de educação não escolar, enquanto a outra é escola de educação integral e em tempo integral. Os resultados apontam para tensões entre as expectativas de familiares e de docentes em relação aos sentidos da educação integral e da escola de tempo integral. Dessas tensões emergem problematizações que reforçam a importância de políticas públicas, o compromisso ético da escola e sua relação com o direito de aprender, bem como o reconhecimento da relevância de práticas educativas que se constroem por meio de uma pedagogia integradora.

Keywords : educação; educação integral; pedagogia integradora; professores(as); familiares.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )