SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número70ESCOLA, RELAÇÕES LOCAIS E CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADE: ENSINAR E APRENDER SOBRE O TERRITÓRIO MUNICIPAL NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃOO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DAS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

ESCOBAR, Fernando Iván Ceballos. AMPLIAR O HORÁRIO E PRECARIZAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: O CASO DE DUAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM COLIMA, MÉXICO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.70, pp.91-108.  Epub 29-Ago-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p91-108.

Nesse artigo são analisadas as relações laborais que foram promovidas pela extensão das horas do dia escolar através do Programa Escuelas de Tiempo Completo e os efeitos que tiveram na vida pessoal e laboral dos professores de duas escolas de ensino fundamental. Este é um estudo instrumental de casos realizado através da observação participante e entrevistas com os membros da comunidade. Os resultados mostram que as condições de trabalho do Programa são diferentes segundo a filiação a um dos dois sindicatos no estado. Em um deles, o ingresso e a remuneração obedeciam a lógicas de flexibilização e precarização sob as quais o Programa foi desenhado. No outro, estas transformaram-se em esquemas burocráticos e corporativistas que ofereciam melhores condições para os professores. A valorização das possibilidades oferecidas pelo seu trabalho para desempenho profissional e gestão do tempo pessoal, assim como a remuneração que recebiam pelas horas adicionais, influíram sobre os modos como os professores se relacionavam com suas tarefas e construíam significados sobre sua profissão e sua pertença à instituição. Os sujeitos se mobilizam diante de condições negativas, embora essas táticas frequentemente desapareçam sem ter qualquer efeito sobre as políticas.

Palavras-chave : Professores; condições de trabalho; formação e trabalho docente; regulação educativa; ampliação do tempo escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )