SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número70AMPLIAR EL HORARIO Y DISMINUIR LAS CONDICIONES DE TRABAJO DOCENTE: EL CASO DE DOS ESCUELAS DE TIEMPO COMPLETO EN COLIMA, MÉXICOLA EDUCACIÓN CON PERSPECTIVA DE GÉNERO PARA LA FORMACIÓN INTEGRAL DEL ALUMNADO. ANÁLISIS DE ESTRATEGIAS COEDUCATIVAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

SILVA, Hedgard Rodrigues da  y  OLIVEIRA, Dalila Andrade. O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DAS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.70, pp.109-128.  Epub 29-Ago-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p109-128.

O artigo contribui com a compreensão do trabalho docente no contexto da atual política educacional para o Ensino Médio em tempo integral. O objetivo é expor a política educacional adotada no estado da Paraíba e refletir sobre seu processo de implantação, o modelo pedagógico e administrativo das escolas e as políticas de privatização em seu contexto. A metodologia baseou-se na análise de dados empíricos, coletados por meio de pesquisa de tipo survey e realização de grupos focais com professores que trabalham em escolas de Ensino Médio em tempo integral. Os dados foram analisados a partir das categorias: carga de trabalho, avaliação docente, relação com a gestão escolar, autonomia docente e remuneração e carreira. A discussão teórica destacou o processo de reestruturação da profissão docente, ensejado por novos modos de regulação, que com a Nova Gestão Pública e determinados instrumentos da ação pública difundiram-se em âmbito internacional, configurando uma agenda global para a educação. Os resultados apontam que o Programa de Educação Integral para o Ensino Médio converge com a agenda em âmbito internacional para educação, marcado por mecanismos de privatização da educação, com políticas de responsabilização e premiação, estando a profissionalidade docente impactada pela sobrecarga de trabalho, ampliação e cobranças de materiais pedagógicos e administrativos, instabilidade na escola, relativa perda de autonomia e insatisfação com a remuneração e o plano de carreira.

Palabras clave : programa de educação integral; trabalho docente; política educacional; ensino médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )