SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número70LA DIMENSIÓN AFECTIVA EN LA FORMACIÓN INTEGRAL DE LA EDUCACIÓN PROFESIONALFORMACIÓN CONTINUA EN UNA ESCUELA DE EDUCACIÓN INTEGRAL EN TIEMPO INTEGRAL: COMPROMISO Y EMPRENDIMIENTO CONJUNTO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

FERREIRA, Ana Claudia  y  PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: REVISÃO SISTEMÁTICA (2013-2019). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.70, pp.233-252.  Epub 29-Ago-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p233-252.

Esta revisão sistemática tem por objetivo caracterizar a integração no Ensino Médio Integrado (EMI) brasileiro, por intermédio da metassíntese de pesquisas de pós-graduação stricto sensu sobre o tema. A busca pelos estudos para análise se deu no Banco de Teses e Dissertações da Capes, entre os meses de julho e setembro de 2020, resultando em um conjunto formado por 79 trabalhos, após ter sido averiguada a pertinência aos critérios de inclusão e exclusão em 200 registros. Os resultados dessa análise elucidam a integração como uma perspectiva em construção, no âmbito das ofertas de EMI constantes nas pesquisas selecionadas. Enquanto possibilidade, a integração afirmada nos estudos confirma o alcance da almejada formação integral emancipadora. Contudo, carrega em si a marca da contradição de não se afastar das exigências impostas pelo capital na luta de classes. Conclui-se, assim, pela defesa da integração como o caminho para a transformação.

Palabras clave : Integração; Politecnia; Emancipação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )