SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número70O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: REVISÃO SISTEMÁTICA (2013-2019)O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UM PANORAMA DAS PESQUISAS NACIONAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

CAPOBIANGO, Silvana  e  LEITE, Vania F. Angelo. FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: ENGAJAMENTO E EMPREENDIMENTO CONJUNTO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.70, pp.253-270.  Epub 29-Ago-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p253-270.

Este estudo investigou a formação continuada em uma escola de Educação Integral em Tempo Integral de Niterói. É uma pesquisa qualitativa que se baseou nos estudos de Teixeira (1962), Ribeiro (2018), Cavaliere (2007; 2010) e Coelho (2002; 2009), sobre Educação Integral em Tempo Integral, e de Lave e Wenger (1991), sobre Comunidade de Prática. Concluiu-se que a formação continuada desenvolvida na escola aproxima-se das características de uma Comunidade de Prática, porque percebeu-se o compromisso na construção e na execução dos Projetos Instituintes Anuais escolhidos democraticamente por todos os envolvidos. As educadoras não ficaram presas às determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas, ao contrário, os estudos e os projetos propiciaram a ampliação do repertório cultural, estético, musical e de conhecimentos dos estudantes e das professoras. A escola preza, portanto, pelo desenvolvimento integral de todos e propõe atividades que desenvolvem os aspectos cognitivos, estéticos, corporais e afetivos, distanciando-se de uma proposta educativa que foca somente nos conteúdos da BNCC.

Palavras-chave : formação de professoras; educação integral; tempo integral; Comunidade de Prática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )