SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número01Você disse "popular"?Sociedade, Estado e educação: notas sobre Rousseau, Bonald e Saint-Simon índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

STRORNQUIST, Nelly P.. Políticas públicas de Estado e eqüidade de gênero: perspectivas comparativas. Rev. Bras. Educ. [online]. 1996, n.01, pp.27-49. ISSN 1413-2478.

Visando corrigir desigualdades entre homens e mulheres, vários Estados vêm se utilizando para tanto de políticas públicas. O artigo examina os diferentes tipos de políticas públicas que focam adotadas e postas em prática, fazendo notar o lento progresso alcançado nessa área. Na base da legislação aprovada por alguns países desenvolvidos e em desenvolvimento e de suas conseqüências, destacam-se três tipos de políticas públicas: políticas coercitivas, executadas mediante uma autoridade que proíbe práticas indesejáveis; políticas de apoio, que estabelecem unidades organizacionais para promover e monitorar questões de gênero; e políticas de construção, que atuam no sentido de criar um saber contesta tório e promover novos comportamentos e atitudes. Esse último grupo de políticas públicas que demanda verbas para sua efetiva implementação - é o que, freqüentemente, tem recebido menor atenção por parte dos Estados-nações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )