SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número01Políticas públicas de Estado e eqüidade de gênero: perspectivas comparativasEnsino e historiografia da educação: problematização de uma hipótese índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CUNHA, Luiz Antônio. Sociedade, Estado e educação: notas sobre Rousseau, Bonald e Saint-Simon. Rev. Bras. Educ. [online]. 1996, n.01, pp.50-66. ISSN 1413-2478.

Nesse texto são passadas em revista as obras de três filósofos sociais, percursores da sociologia: Rousseau, Bonald e Saint-Simon. Para ressaltar as idéias saint-simonianas, uma obra de Júlio Verne, até há pouco inédita, é também analisada. O texto destaca as idéias gerais de cada um desses autores, relacionando-as com as posições sobre questões educacionais, especialmente uma, que mantém plena atualidade: a da distinção entre educação pública e educação privada. Em conclusão, fica evidenciada a ambigüidade com que a equação "educação pública igual a educação estatal"é empregada, pelo menos no que diz respeito aos seus destinatários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )