SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número01Sociedade, Estado e educação: notas sobre Rousseau, Bonald e Saint-SimonO Movimento dos Atingidos pelas Barragens da Bacia do Rio Uruguai e a ação político-educativa dos mediadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

NUNES, Clarice. Ensino e historiografia da educação: problematização de uma hipótese. Rev. Bras. Educ. [online]. 1996, n.01, pp.67-79. ISSN 1413-2478.

A partir de dados preliminares de uma pesquisa sobre livros de história da educação publicados no Brasil, o artigo examina algumas hipóteses de interpretação sobre as características que esta produção apresenta. O conteúdo dos livros pesquisados estrutura-se em dois eixos: a organização escolar e o pensamento pedagógico. O texto apóia-se em biografias de alguns autores e dados de outros estudos, para apontar algumas das possíveis origens das concepções identificadas nesses livros.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )