SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número01Sociedade, Estado e educação: notas sobre Rousseau, Bonald e Saint-SimonO Movimento dos Atingidos pelas Barragens da Bacia do Rio Uruguai e a ação político-educativa dos mediadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

NUNES, Clarice. Ensino e historiografia da educação: problematização de uma hipótese. Rev. Bras. Educ. [online]. 1996, n.01, pp.67-79. ISSN 1413-2478.

A partir de dados preliminares de uma pesquisa sobre livros de história da educação publicados no Brasil, o artigo examina algumas hipóteses de interpretação sobre as características que esta produção apresenta. O conteúdo dos livros pesquisados estrutura-se em dois eixos: a organização escolar e o pensamento pedagógico. O texto apóia-se em biografias de alguns autores e dados de outros estudos, para apontar algumas das possíveis origens das concepções identificadas nesses livros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )