SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue01Teaching and history 01 education: testing a hypothesisPopular participation and bettering public education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

MORAES, Maria Stela Marcondes de. O Movimento dos Atingidos pelas Barragens da Bacia do Rio Uruguai e a ação político-educativa dos mediadores. Rev. Bras. Educ. [online]. 1996, n.01, pp.80-92. ISSN 1413-2478.

O texto analisa como as diferentes formas de organização interna e de intervenção externa do Movimento dos Atingidos pelas Barragens da Bacia do Rio Uruguai, ao longo do período estudado (1978-1990), refletem a ação político-educativa dos agentes de educação popular que atuaram junto às lideranças dos movimentos rurais, no Alto Uruguai em três momentos distintos: os agentes das pastorais da Igreja popular, inspirados na Teologia da Libertação; as escolas sindicais, que difundiam o modelo de organização e luta do "sindicalismo combativo"; a chamada "formação técnica", assumida por assessores especializados, com ênfase na luta pelas necessidades imediatas e "por uma vida melhor".

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )