SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número01Ensino e historiografia da educação: problematização de uma hipóteseParticipação popular na melhoria do ensino público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

MORAES, Maria Stela Marcondes de. O Movimento dos Atingidos pelas Barragens da Bacia do Rio Uruguai e a ação político-educativa dos mediadores. Rev. Bras. Educ. [online]. 1996, n.01, pp.80-92. ISSN 1413-2478.

O texto analisa como as diferentes formas de organização interna e de intervenção externa do Movimento dos Atingidos pelas Barragens da Bacia do Rio Uruguai, ao longo do período estudado (1978-1990), refletem a ação político-educativa dos agentes de educação popular que atuaram junto às lideranças dos movimentos rurais, no Alto Uruguai em três momentos distintos: os agentes das pastorais da Igreja popular, inspirados na Teologia da Libertação; as escolas sindicais, que difundiam o modelo de organização e luta do "sindicalismo combativo"; a chamada "formação técnica", assumida por assessores especializados, com ênfase na luta pelas necessidades imediatas e "por uma vida melhor".

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )