Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478
Resumen
SOUSA, Cynthia Pereira de; CATANI, Denice Barbara; SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de y BUENO, Belmira Oliveira. Memória e autobiografia: formação de mulheres e formação de professoras. Rev. Bras. Educ. [online]. 1996, n.02, pp.61-76. ISSN 1413-2478.
Este trabalho constitui um dos desdobramentos dos estudos sobre formação continuada de professores, que vêm sendo desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudos sobre Docência, Memória e Gênero da Faculdade de Educação da USP (GEDOMGE-FEUSP), numa perspectiva de conciliação da pesquisa, docência e prestação de serviços à comunidade. Em trabalho anterior (1993), as autoras buscaram explicitar alguns fundamentos da proposta de favorecer entre cruzamentos temáticos acerca da docência, memória e gênero, a partir do em prego da abordagem de relatos autobiográficos de formação intelectual e da busca de alternativas de construção de práticas de formação. Agora, o objetivo é apresentar parte das investigações que vêm sendo realizadas em continuidade a esse trabalho, com o propósito de examinar possíveis Resumos Abstracts especificidades da memória feminina, da escolha da profissão e do exercício docente, tal como se configuram enquanto questões investigadas por estudiosos da área e enquanto se representam nos relatos autobiográficos dos professores com os quais se têm trabalhado.