SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue03A forgottcn book: an attempt at reconstituting an intellectual tradition in the field of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

ENGUITA, Mariano F.. Os desiguais resultados das políticas igualitárias: classe, gênero e etnia na educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 1996, n.03, pp.05-17. ISSN 1413-2478.

Procura mostrar que o objetivo central das políticas educativas: a igualdade de oportunidades contrasta com os seus resultados efetivos; as desigualdades sociais. Essas desigualdades sociais estão fundamentadas nas próprias divisões existentes na sociedade e que são, principalmente, de classe, de gênero e de etnia. As diferenças sociais são de duas ordens: interterritoriais e intraterritoriais. As desigualdades interterritoriais dependeriam, no plano supranacional, da divisão internacional do trabalho e, no nacional, das características geográficas e históricas do país e, em particular, do processo de formação e de consolidação do Estado. As intraterritoriais referir-se-iam à vida cotidiana do indivíduo e é nessa categoria que se colocam as diferenças de classe, gênero e etnia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )