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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ENGUITA, Mariano F.. Os desiguais resultados das políticas igualitárias: classe, gênero e etnia na educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 1996, n.03, pp.05-17. ISSN 1413-2478.

Procura mostrar que o objetivo central das políticas educativas: a igualdade de oportunidades contrasta com os seus resultados efetivos; as desigualdades sociais. Essas desigualdades sociais estão fundamentadas nas próprias divisões existentes na sociedade e que são, principalmente, de classe, de gênero e de etnia. As diferenças sociais são de duas ordens: interterritoriais e intraterritoriais. As desigualdades interterritoriais dependeriam, no plano supranacional, da divisão internacional do trabalho e, no nacional, das características geográficas e históricas do país e, em particular, do processo de formação e de consolidação do Estado. As intraterritoriais referir-se-iam à vida cotidiana do indivíduo e é nessa categoria que se colocam as diferenças de classe, gênero e etnia.

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