SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número03Os desiguais resultados das políticas igualitárias: classe, gênero e etnia na educaçãoParticipação popular na gestão escolar: três casos de políticas de democratização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

BRANDAO, Zaia et al. O esquecimento de um livro: tentativa de reconstituição de uma tradição intelectual no campo educacional. Rev. Bras. Educ. [online]. 1996, n.03, pp.18-30. ISSN 1413-2478.

O artigo refere-se à pesquisa "Do texto à História de uma disciplina: a Sociologia da Educação que se pode ler no Educação e Desenvolvimento no Brasil de J.R. Moreira", desenvolvida no Departamento de Educação da PUC-Rio de 1993 a 1995. Focaliza a Sociologia da Educação que Moreira constrói em Educação e Desenvolvimento no Brasil, assim como as relações entre o livro e o trabalho do grupo de educadores/pesquisadores que se congregou no CBPE. Neste centro, Moreira desempenhou a função de coordenar o trabalho dos educadores e cientistas sociais que se situavam, respectivamente, na Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE) e na Divisão de Escudos e Pesquisas Sociais (DEPS). Em trabalhos anteriores (Brandão, 1992b e Mendonça, 1993) levantam a hipótese de que, no bojo do processo de autonomização do campo da educação (iniciado na década de 20), a geração de educadores que participava da ABE (Associação Brasileira de Educação) foi construindo uma identidade profissional que teve desdobramentos importantes sobre a identidade epstemológica do campo da educação. Esta identidade estaria na origem de uma tradição de pesquisa que teria seu ápice na experiência do CBPE, e que foi perdida/esquecida pelas gerações que se formaram desde a década de 50.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )