SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número03Participação popular na gestão escolar: três casos de políticas de democratizaçãoMagistério paulista e transição democrática: gênero, identidade coletiva e organização docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

BRONCKART, Jean-Paul; CLEMENCE, Alain; SCHNEUWLY, Bernard  e  SCHURMANS, Marie-Noelle. Manifesto: reformando as humanidades e as ciências sociais, uma perspectiva vygostkiana. Rev. Bras. Educ. [online]. 1996, n.03, pp.64-74. ISSN 1413-2478.

Vygostky já descrevia a psicologia como cindida, enraizada no dualismo pós-cartesiano, que leva ao expansionismo das explicações localizadas e ao silêncio sobre a linguagem. A reunificação da psicologia necessita de uma perspectiva monista e histórico cultural nas ciências humanas/sociais em geral e na psicologia em particular, e uma consideração séria do status da linguagem, contrária, por exemplo, às perspectivas desenvolvidas por Skinner e Piaget. A posição proposta no artigo é a do interacionismo sócio·discursivo baseado no princípio de que o comportamento humano é o resultado da apropriação e da interiorização de instrumentos semióticos, social e historicamente produzidos. Sob a ótica desses antecedentes, o lugar da psicologia na reformatação das ciências humanas/sociais é ao mesmo tempo nodal, no sentido em que rodas essas ciências se relacionam com tópicos de natureza representativa, e secundária, na medida em que o funcionamento psicológico é socialmente produzido. A metodologia ampla da abordagem apresentada se relaciona com a compreensão, confrontando continuamente o pesquisador com a interpretação de ações ou textos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )