SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número04As novas modalidades de exclusão social: trabalho, conhecimento e educaçãoMercado de trabalho e formação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

LIMA, Licínio C.. O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal. Rev. Bras. Educ. [online]. 1997, n.04, pp.43-59. ISSN 1413-2478.

Tendências em termos de políticas sociais e de educação, especialmente presentes nos países centrais a partir do início da década de oitenta e objeto de processos de  globalização e de recontextualização noutros países, como Portugal, apontam para o que aqui designo por paradigma da educação contábil. Trata-se de uma constelação de elementos diversos, tais como a privatização e a desregulação, o mercado educacional e as políticas de livre escolha, a avaliação institucional, o controle da qualidade e a aferição da eficácia nas organizações educativas, entre outros. Estas perspectivas gerencialistas e neocientíficas e a defesa da adoção por parte das escolas de ensino superior em Portugal, designadamente das universidades) de modos de organização e de gestão considerados típicos dos setores privados e produtivos são analisadas criticamente à luz da democratização da educação universitária enquanto parte  integrante do domínio público. Considera teoricamente três distintos modelos institucionais de universidade, em referência à realidade portuguesa das últimas décadas, procurando caracterizá-los e chamando atenção para a sua parcial co-existência na atualidade e para as tensões daí resultantes, as quais marcam a crise institucional da universidade. Esta crise é seguidamente abordada tendo por referência a modernização e a privatização da educação, os principais elementos que caracterizam a educação contábil, e o movimento de reconceitualização gerencialista da autonomia institucional. Finalmente, apresenta alguns vetores essenciais para a superação da atual crise institucional da universidade, defendendo sua repolitização em termos democráticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )