SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue04Labor market and professional training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

KUENZER, Acacia Zeneida. O ensino médio no contexto das políticas públicas de educação no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 1997, n.04, pp.77-95. ISSN 1413-2478.

Analisa como o ensino médio tem se constituído, ao longo da história da educação brasileira, como o nível de mais difícil enfrentamento, em termos de concepção, estrutura e formas de organização, em decorrência de sua própria natureza de mediação entre a educação fundamental e a formação profissional stricto sensu. Procura demonstrar como se dá enfrentamento da tensão entre as duas finalidades do ensino médio - o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e a preparação básica para o trabalho e para a cidadania através da construção da autonomia intelectual e moral do educando - e o insuficiente atendimento da demanda por parte do Estado, através das políticas governamentais para este nível de ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )