SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número04Mercado de trabalho e formação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

KUENZER, Acacia Zeneida. O ensino médio no contexto das políticas públicas de educação no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 1997, n.04, pp.77-95. ISSN 1413-2478.

Analisa como o ensino médio tem se constituído, ao longo da história da educação brasileira, como o nível de mais difícil enfrentamento, em termos de concepção, estrutura e formas de organização, em decorrência de sua própria natureza de mediação entre a educação fundamental e a formação profissional stricto sensu. Procura demonstrar como se dá enfrentamento da tensão entre as duas finalidades do ensino médio - o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e a preparação básica para o trabalho e para a cidadania através da construção da autonomia intelectual e moral do educando - e o insuficiente atendimento da demanda por parte do Estado, através das políticas governamentais para este nível de ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )