SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número05-06O jovem no mercado de trabalhoJuventude temporera: relações sociais no campo chileno depois do dilúvio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CHIESI, Antonio  e  MARTINELLI, Alberto. O trabalho como escolha e oportunidade. Rev. Bras. Educ. [online]. 1997, n.05-06, pp.110-125. ISSN 1413-2478.

Através de pesquisas realizadas pelo IARD em 1983, 1987 e 1992, os autores procuram examinar a relação do jovem italiano com o trabalho, no contexto das mudanças atuais da sociedade. Analisam os dados da pesquisa de 1992, procurando mostrar como o próprio conceito de juventude tem-se alterado. Dentro das mudanças percebidas, destacam algumas características como: o prolongamento da idade juvenil, o retardamento da transição para a idade adulta e para o desligamento dos laços familiares, bem como a mudança de percepção concernente ao trabalho. Procuram demonstrar como a crise atual tem afetado sobremaneira a inserção do jovem no mercado de trabalho e a relação desta última com o nível de instrução, com a escolha profissional, com as expectativas futuras desses jovens.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )