SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número05-06De estudantes a cidadãos: redes de jovens e participação políticaTransgressão, desvio e droga índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

MUXEL, Anne. Jovens dos anos noventa: à procura de uma política sem “rótulos”. Rev. Bras. Educ. [online]. 1997, n.05-06, pp.151-166. ISSN 1413-2478.

A autora parte de investigação realizada ao longo de cinco anos, com jovens de faixa etária entre 18 e 25 anos para demonstrar quais são as percepções dos jovens a respeito do sistema político atual. De que maneira se apresentam as representações do sistema político para a juventude atual: novas ou diferentes? Questiona se os hábitos e os comportamentos vigentes estariam sendo substituídos por exigências e práticas próprias da geração de hoje. Foram realizadas trinta entrevistas aprofundadas, nas quais os jovens relatam fragmentos de histórias de vida, a diversidade de suas trajetórias sociais e familiares e as condições de sua socialização política, bem como os métodos de estruturação de sua identidade política. A análise dos dados obtidos é apresentada no artigo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )