SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número07A história da educação no Brasil e em Portugal: caminhos cruzadosA escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias: a ação discreta da riqueza cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

KRAMER, Sonia. Leitura e escrita de professores: da prática de pesquisa à prática de formação. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.07, pp.19-41. ISSN 1413-2478.

Este texto se baseia na pesquisa "Cultura, modernidade e linguagem: leitura e escrita de professores em suas histórias de vida e formação". À luz de uma teoria critica da cultura, apresenta questões desenvolvidas sobre formação de professores, no âmbito desta pesquisa, a partir de entrevistas realizadas com professores que atuaram na escola pública desde os anos 20. A dimensão formadora das entrevistas (pensadas criticamente a partir e durante o trabalho de campo) e a dimensão formadora das atas (prática vivida de escrita, no interior da equipe) emergem com vitalidade. Está explícito aqui o embrião de uma estratégia alternativa de formação que procura aliar as lições das teorias de leitura! escrita e as lições da prática experimentada na leitura e na escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )