SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número07Leitura e escrita de professores: da prática de pesquisa à prática de formaçãoHistória do currículo da pós-graduação em educação da UFRJ (1972-1981): concepções de conhecimento e pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

NOGUEIRA, Maria Alice. A escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias: a ação discreta da riqueza cultural. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.07, pp.42-56. ISSN 1413-2478.

Este artigo trata do aparecimento de um novo objeto de estudos no campo da sociologia da educação: a escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias. A autora examina e comenta os resultados de pesquisas realizadas recentemente sobre o assunto por sociólogos ingleses e franceses que, embora focalizando contextos nacionais diferentes e trabalhando a partir de perspectivas teóricas di versas, apresentam, não obstante, vários pontos de convergência em suas conclusões. Dentre eles, o mais importante diz respeito à desigualdade de condições entre as famílias de meios sociais diferentes, no que se refere à qualificação cultural necessária para operar a “boa” escolha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )