SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue07The selection of a school by families: the prudent business of obtaining cultural wealthWork arid world view: science and technology in teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. História do currículo da pós-graduação em educação da UFRJ (1972-1981): concepções de conhecimento e pesquisa. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.07, pp.57-73. ISSN 1413-2478.

Analisa as concepções de conhecimento e pesquisa do mestrado em educação da UFRJ, no período de 1972 a 1981, como um dos aspectos de construção da história do currículo de um curso de pós-graduação. Através da análise de documentos e entrevistas com os atores sociais da época, conclui-se que no curso de Mestrado da UFRJ - nos seus dez primeiros anos - a proposta institucional burocrática exacerbou a cisão entre conteúdo e método, concebendo a pesquisa como exercício metodológico de problemas restritos. Tal proposta condicionou e foi condicionada por uma concepção de conhecimento realista e empírico de caráter positivista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )