SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número07A escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias: a ação discreta da riqueza culturalTrabalho e visão de mundo: ciência e tecnologia na formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. História do currículo da pós-graduação em educação da UFRJ (1972-1981): concepções de conhecimento e pesquisa. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.07, pp.57-73. ISSN 1413-2478.

Analisa as concepções de conhecimento e pesquisa do mestrado em educação da UFRJ, no período de 1972 a 1981, como um dos aspectos de construção da história do currículo de um curso de pós-graduação. Através da análise de documentos e entrevistas com os atores sociais da época, conclui-se que no curso de Mestrado da UFRJ - nos seus dez primeiros anos - a proposta institucional burocrática exacerbou a cisão entre conteúdo e método, concebendo a pesquisa como exercício metodológico de problemas restritos. Tal proposta condicionou e foi condicionada por uma concepção de conhecimento realista e empírico de caráter positivista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )