SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue07Work arid world view: science and technology in teacher educationANPEd's assessment about the document National Curriculum Referential for Early Childhood Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

ESPANYA, Mercè  and  FLECHA, Ramón. Novas contribuições de Basil Bernstein. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.07, pp.82-88. ISSN 1413-2478.

Nesta entrevista, Basil Bernstein expõe suas novas contribuições elaboradas após as críticas que recebeu em relação à sua teoria de códigos. Ele explica os conteúdos do quinto volume de Classes, códigos e poder, esclarecendo também conceitos tais como os de alfabetismo segmentário, de discurso vertical e horizontal. Ao tratar deste último, pode-se observar claramente uma reorientação de sua teoria em direção a uma perspectiva mais comunicativa. Ao término da entrevista, ele reconhece paralelismos entre seu mais recente livro e Jürgen Habermas. Ele comenta ainda o conceito de ação pedagógica ideal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )