SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número07Trabalho e visão de mundo: ciência e tecnologia na formação de professoresParecer da ANPEd sobre o documento Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ESPANYA, Mercè  e  FLECHA, Ramón. Novas contribuições de Basil Bernstein. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.07, pp.82-88. ISSN 1413-2478.

Nesta entrevista, Basil Bernstein expõe suas novas contribuições elaboradas após as críticas que recebeu em relação à sua teoria de códigos. Ele explica os conteúdos do quinto volume de Classes, códigos e poder, esclarecendo também conceitos tais como os de alfabetismo segmentário, de discurso vertical e horizontal. Ao tratar deste último, pode-se observar claramente uma reorientação de sua teoria em direção a uma perspectiva mais comunicativa. Ao término da entrevista, ele reconhece paralelismos entre seu mais recente livro e Jürgen Habermas. Ele comenta ainda o conceito de ação pedagógica ideal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )