SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número08O ensino da escrita e a conformação da modernidade escolar: Brasil e Argentina, 1880-1940 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CHARTIER, Anne-Marie. Alfabetização e formação dos professores da escola primária. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.08, pp.04-12. ISSN 1413-2478.

Como são formados os professores das escolas que ensinam as crianças a ler e a escrever? É possível lutar contra o fracasso escolar dando a esses professores uma melhor formação intelectual e profissional? Em uma primeira parte, tomando-se o exemplo da França, faz-se um apanhado das etapas históricas por que passou a formação dos professores primários para responder às evoluções da demanda social em matéria de alfabetização. Podem-se definir quatro grandes etapas históricas ao longo das quais a definição dos objetivos da alfabetização mudou (somente saber ler, saber ler-escrever-contar, adquirir os conhecimentos elementares da cultura escrita, dominar os mecanismos essenciais a uma escolarização prolongada); a cada etapa correspondem novos conteúdos de formação e novos métodos de ensino para as primeiras aprendizagens. Em uma segunda parte, interroga-se sobre os desafios a serem enfrentados atualmente em matéria de formação dos professores diante das novas expectativas da escola secundária e da sociedade. Que conteúdos sobre a língua e a aprendizagem, que habilidades profissionais em termos de métodos de leitura e escrita devem ser dados aos jovens professores, para diminuir o fracasso escolar em leitura e escrita ao fim da escola primária? Como manter o equilíbrio entre conteúdos teóricos e práticos? Conteúdos intelectuais e habilidades profissionais? Formação inicial dos estudantes e formação permanente ao longo da carreira? Tais problemas serão ilustrados a partir do que ocorre atualmente nos Institutos Universitários de Formação de Mestres (IUFM), enfatizando três aspectos: a passagem da linguagem oral à linguagem escrita na escola maternal; o uso de manuais de leitura no processo de aprendizagem; a aprendizagem precoce da escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )