SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue08Writing and conversion: Tupi grammar and the bilingual catechisms in Brazil in the XVI centuryNew technologies: assessing space and time and their impacts on teachers' work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

SKLIAR, Carlos. Bilingüismo e biculturalismo: uma análise sobre as narrativas tradicionais na educação dos surdos. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.08, pp.44-57. ISSN 1413-2478.

Neste trabalho se discutem os movimentos teóricos, pedagógicos e ideológicos possíveis para a educação de surdos. Trata-se de uma análise do movimento de tensão relativo à educação especial e aproximação a outras linhas de estudo em educação como, por exemplo, os estudos culturais, estudos de gênero, estudos antropológicos voltados para outras minorias etc. São discutidas, também, as narrativas pedagógicas tradicionais sobre os surdos e a lógica de oposição binária subjacente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )