SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número08Escrita e conversão: a gramática tupi e os catecismos bilíngües no Brasil do século XVINovas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

SKLIAR, Carlos. Bilingüismo e biculturalismo: uma análise sobre as narrativas tradicionais na educação dos surdos. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.08, pp.44-57. ISSN 1413-2478.

Neste trabalho se discutem os movimentos teóricos, pedagógicos e ideológicos possíveis para a educação de surdos. Trata-se de uma análise do movimento de tensão relativo à educação especial e aproximação a outras linhas de estudo em educação como, por exemplo, os estudos culturais, estudos de gênero, estudos antropológicos voltados para outras minorias etc. São discutidas, também, as narrativas pedagógicas tradicionais sobre os surdos e a lógica de oposição binária subjacente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )